217 02/08/2022 às 07:30

Após elevação das mortes, ES tem estabilização da covid

Redação Em Dia ES

Em relação a junho, o aumento no número de óbitos causados pela covid-19 foi de 110%, enquanto o número de casos se manteve estável
Após elevação das mortes, ES tem estabilização da covid. Foto: FreePik
No mês de julho, o número de óbitos causados pelo coronavírus mais que dobrou no Espírito Santo. Em relação a junho, o aumento dos registros de morte foi de 110%, enquanto o número de casos se manteve estável. Dados mostram que o estado começa a consolidar uma fase de recuperação da quinta onda da doença. O levantamento é do Painel Covid-19 da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

Variantes com alta transmissibilidade, relaxamento de medidas preventivas e redução da imunidade contra a covid-19 meses após a vacinação são fatores que explicam o surgimento da quinta expansão da doença em todo o país, que teve início em maio deste ano, segundo especialistas.

Em abril, o estado apresentou uma queda significativa no número de mortes e testes positivos: 23 e 1.862, respectivamente. Em maio, o número de contaminados pela coronavírus teve um aumento de 280%, quando foram diagnosticados 7.080 pacientes com o vírus.

Em junho, o estado contabilizou um total de 87 vidas perdidas e 74.855 diagnósticos positivos. Já em julho, o número saltou para 183 óbitos e 74.371 casos confirmados para a covid-19. A análise das semanas epidemiológicas apontam, no entanto, para um momento de estabilidade da pandemia no estado.

“O cenário projetado como provável, aconteceu. Em maio, projetamos um cenário em que haveria uma rápida expansão da doença, a qual alcançaria o pico na segunda quinzena de junho, sendo que a primeira fase de recuperação estava prevista para a primeira quinzena de julho. Esse cenário foi confirmado, segundo os dados da pandemia”, disse o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes.

Para Nésio, o uso da média móvel é o mais adequado para monitorar e estabelecer o comportamento da doença no Espírito Santo. Atualmente, apesar dos números ainda serem altos, a média móvel dos últimos 14 dias aponta uma de queda de 66% no número de diagnósticos positivos por dia e -19% nos óbitos confirmados.

“O comportamento da curva de óbitos é tardio. Se analisados sete dias, chegamos a ter um comportamento da média móvel superior a oito mortes por dia na primeira semana do mês de julho. E já estamos na média móvel de óbitos de 5,07, também comparando os últimos sete dias. Ao longo do mês de agosto, podemos repetir uma quantidade de óbitos um pouco inferior ou próximo às contabilizadas em junho, consolidando a fase de recuperação que vamos vivendo neste momento”, explicou Nésio.

O secretário ressaltou a necessidade da busca pela imunização, uma vez que a maior parte dos óbitos foi de pacientes com o esquema de vacinação em atraso ou dep pessoas que nem sequer haviam tomado uma dose dos imunizantes já disponíveis.

Nas últimas 24 horas, o estado confirmou um total de 1.053 casos e seis vidas perdidas em decorrência da covid-19. No total, são 1.204.447 diagnósticos positivos e 14.704 mortes desde o início da pandemia no Espírito Santo.
 
 
 

Fique em dia

  1. 1

    1 - Por que é tão importante cortar o açúcar após um procedimento estético? Por que é tão importante cortar o açúcar após um procedimento estético?
  2. 2

    2 - Vitamina D e cálcio: o match ideal Vitamina D e cálcio: o match ideal
  3. 3

    3 - Ministério da Saúde alerta para acidentes que causam queimaduras em festas juninas Ministério da Saúde alerta para acidentes que causam queimaduras em festas juninas
  4. 4

    4 - Saúde vai liberar 4ª dose de vacina contra Covid para pessoas acima de 40 anos Saúde vai liberar 4ª dose de vacina contra Covid para pessoas acima de 40 anos
  5. 5

    5 - Dia Mundial sem Tabaco: tabagismo é a maior causa de câncer evitável do mundo Dia Mundial sem Tabaco: tabagismo é a maior causa de câncer evitável do mundo
  6. 6

    6 - Entenda o que é alopecia, doença de Jada Smith ironizada por Chris Rock no Oscar Entenda o que é alopecia, doença de Jada Smith ironizada por Chris Rock no Oscar

Enquete

Resultado

O que mais incomoda na sua saúde no dia a dia?


  • Cansaço
  • Dor de Cabeça
  • Depressão
  • Estresse
  • Outros

 
 
 
 

Filme em Cartaz

 

BOLETIM

Receba nossas notícias por e-mail.

)
Logomarca